sexta-feira, 2 de março de 2007

Ora cá está uma canção bem engraçada sobre um bando de animais a cantar!!! ;)

Esta canção é verdadeiramente espectacular. Além da beleza da melodia e da harmonia (aqueles acordes de 7ª que os brasileiros tanto usam e que fazem as delícias de quem ouve!!!), o texto é muito engraçado: fala sobre um bando de animais, daqueles com penas, a fazer um quarteto vocal!!!

Vocês alguma vez viram ou ouviram um bando de patos, cisnes, ou qualquer espécie de animal (não, o ganso - ou seria tanso??? - do vosso vizinho não conta) a cantar que nem uns desvairados??? E mais! Em quarteto? Eu não... Mas um dia gostava de ver!!! É que os gajos têm um timbre de...ai...sei lá...de pato, vá!!! E há muito boa gente a cantar ou mesmo a falar com timbre de pato e não é pato!!! (Lembro-me agora de um prof. de Francês que havia na minha escola a quem chamavam " O Pato Marreco". Ahhhhh... Cá está...descobri a pólvora!!! A canção fala de patos, de marrecos...se calhar era sobre este senhor!!!)

Bem, onde é que eu ia? Ah... Eu não sei para que ocasião terá sido escrita esta canção, apenas sei que foi composta por Jayme Silva e o texto é de Neuza Teixeira... E, a julgar pelo tema do texto, parece ter sido feita para o genérico de alguns desenhos animados... Mas, na realidade, não sei se foi... Quem souber, que diga, fachabór!!!

Deixo a versão de João Gilberto (quem imortalizou esta canção!!!) com Caetano Veloso:

2 comentários:

Meow disse...

Lembro-me bem do "Pato Marreco"! Coitado do senhor! Quanto á canção é, de facto, muito divertida! Por acaso só ainda tinha ouvido esta canção pela Rosa Passos!

Carla M. disse...

Coitado do senhor? Qual senhor? O "Pato Marreco"??? Então! Ele tinha mesmo timbre de pato e era marreco!!!

Quanto à canção, eu também conheço a versão da Rosa Passos, mas ela foi "buscá-la" ao repertório de João Gilberto. Hás-de reparar que, no álbum que tens dela, há uma canção dedicada a João Gilberto: "Essa é p'ro João" é o título e agora um pouco do texto: "o som inesquecível da batida de um samba harmonizado por João (...) João Gilberto, amigo, eu só queria lhe agradecer pela lição desses seus acordes dissonantes (...)" e cá está!!! ;)