segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Podia...

... fazer aqui um post todo jeitoso sobre o Carnaval e as suas festas mas, neste momento, há algo mais importante para vos dizer/pedir: assinem a petição online contra a decisão do Ministério de Educação de terminar com o ensino da Música 1º ciclo em Conservatórios, para passar a ser feito apenas nas denominadas AEC's (Actividades Extra-Curriculares) que são disponibilizadas de forma gratuita pelo Estado.
Ora, eu, como professora de Formação Musical que já trabalhou nestas AEC's sei perfeitamente que este tipo de ensino não leva a Música a lado nenhum. Actualmente, as AEC's parecem mais umas aulas de animação social e musical do que propriamente aulas em que o professor possa ensinar verdadeiramente Música. Isto, porque simplesmente não há condições para trabalhar: turmas demasiado extensas para se proporcionar um bom ensino; falta de espaços adequados para uma boa aula de movimento; falta do material necessário à boa aprendizagem como um piano, material audio, etc.; não há hipótese de ensinar os alunos a tocar um instrumento pois as aulas funcionam em turma e, como se sabe, para se aprender a tocar um instrumento são necessárias aulas individuais; professores não especializados continuam a ser "colocados" a dar estas aulas das AEC's (muitos não sabem sequer música!!!); etc., etc., etc...
E porque o ensino da Música é uma mais valia para a vida de qualquer pessoa, em criança ou já na idade adulta, peço-vos que ajudem, assinando esta petição, na luta contra esta decisão que poderá ter consequências irreversíveis na Música em Portugal!

1 comentário:

Meow disse...

Eu já assinei! E também peço que, em consciência, mais gente o faça. Não deixemos morrer o direito à escolha.