sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dorit Chrysler e o seu theremin...




Fui ver o seu concerto no Mercado Negro na passada Quarta-feira e fiquei fascinada com o instrumento e com o espectáculo.

Dorit Chrysler é uma das poucas pessoas do Mundo a tocar Theremin, um instrumento electromagnético inventado em 1919 por Lev Sergeivith Termen, o qual não necessita de nenhum contacto físico para ser tocado.

Tive o prazer de poder conversar com a Dorit sobre a forma como ela usava as mãos para fazer o soar o instrumento e, fiquei a saber (além de já me ter apercebido ao longo do seu concerto) que as diferentes alturas são controladas pelo aproximar e afastar da mão esquerda ao intrumento e a mão direita controla a intensidade do som e o ritmo!

Gostei bastante do instrumento, pelas suas potencialidades sonoras e pela beleza da sua forma de tocar, que quase se assemelha a uma forma de dança.

Gostei bastante da forma como Dorit conduziu o concerto, tocando "peças" conhecidas do público, como a que apresento aqui, possibilitando-nos perceber como é que o instrumento pode tocar uma melodia e, por outro lado, tocou e cantou música original, o que nos possibilitou perceber as potencialidades do instrumento ao nível dos efeitos sonoros. Gostei bastante de algumas das suas canções (qualquer dia mostro-vos algumas delas ali no diz que é música moderadamente agradável!)

Um concerto que nunca mais esquecerei! Obrigada pela companhia João! ;)

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carla
Realmente o "Theremin" inventado por Lev Sergeivith Termen, veio melhorar muito a transmissão rádio (heterodinação).

Nunca vi executar tal instrumento no entanto imagino, essa dança produtora de música, o contrário é que é normal.
Beijos
Carlos

M. Pinguim disse...

=O

Que tal trazer um instrumento desses para uma aula? xD

Carla M. disse...

Carlos, entretanto já vi outras pessoas tocar theremin (no youtube), mas não dançam como a Dorit. Realmente, ela tem uma forma muito sensível de tocar theremin, que dá prazer "OUVER"! E ela dança mesmo! :)

M@ryan_k, se eu soubesse como fazer um theremin e se tivesse jeito para isso, talvez enverdasse por aí, mas se algum aluno ou aluna o quiser fazer, está à vontade. Acompanharei o melhor que puder! ;)

Beijos

Meow disse...

Estranho instrumento!

M. Pinguim disse...

vou tentar :P

Carla M. disse...

Eheh...

Já agora, reparei agora que dei um erro lá em cima.

Onde se lê enverdasse, deverá ler-se enveredasse.

;)