quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Acho que não é preciso ser cientista...


... para saber isto, mas ainda bem que a Ciência confirma aquilo que eu já pensava e alertava os meus alunos para o seu uso mais frequente. De que estou a falar meus amigos?

Do cérebro!!!
Hoje em dia temos a vida tão "facilitada" em termos do uso do cerébro que fazemos pouco uso dele, usando-o só quando estritamente necessário e isto, claro, provoca preguicite aguda na nossa massa cinzenta. Senão, leiam:

"Aparelhos criam cérebros preguiçosos

O uso desregrado das novas tecnologias pode ser meio caminho andado para uma má memória na velhice. O cérebro, não sendo um músculo, comporta-se como tal. Se não for usado, enferruja, alertam os especialistas.


"Se não se fizer alguma coisa já, teremos uma geração onde imperará a lei do menor esforço. Estamos a ficar escravos das máquinas. Sem estimulação, o cérebro ficará mais preguiçoso", alerta Manuel Domingos, coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, e presidente da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.

O cérebro parece estar a cair em desuso para muitas tarefas. Graças ao telemóvel, não é necessário memorizar números. As caixas registadoras fazem os trocos, enquanto o GPS retira a necessidade de ter "mapas mentais" ou pontos de referência. Poupa-se no cálculo e no raciocínio e corre-se o risco de alterar o funcionamento do cérebro, gerando massas cinzentas apáticas, atrofiadas.

(...)

Para o neuropsicólogo, as crianças são o grupo de maior risco. Na escola, o cálculo mental anda muito substituído pela calculadora. Em casa, são as consolas, os computadores e a televisão que captam as atenções, porque é mais seguro brincar em casa ou por falta de tempo dos pais, mergulhados nas lides domésticas.
(...)

Na óptica dos especialistas, exercitar os neurónios enriquece o cérebro. É uma espécie de "seguro" de vida. Uma boa ou má reserva cognitiva será uma defesa ou um risco para a vida futura. "

in Jornal de Notícias de 25 de Fevereiro de 2009