
Na tertúla 125 minutos com..., que decorreu esta Terça no Casino da Figueira da Foz, Medina Carreira classificou de "trafulhice" e "aldrabice" o programa Novas Oportunidades.
E eu... assino por baixo. Conheço algumas pessoas que obtiveram o diploma das Novas Oportunidades fazendo um trabalhinho no pc (claro, que eles tinham que arranjar um motivo para justificar os pc's a 150 euros), que muitas vezes nem era feito pelo próprio.
Isto é uma aberração, pois fomenta a ideia de que não é preciso estudar para se ter o 9º Ano. Com este programa, muitos dos nossos adolescentes vêem a sua rebeldia e preguicite aguda apoiadas.
Pensamento de um adolescente nos dias de hoje:
Ço mê pai tirô o 9º ano kom 1 trabalhinho de 10 pajinax (xe tant!), eu tb poço tirar, por iço, KERO SAIR DA SCOLA p andar ó alto inté ós 18 e dpois, inxkrevome nas Novas Oportunidades, ké + facil e da p ir trabalhar pás kaixas do Jumbo!
Atenção, este texto foi escrito por uma pessoa que estudou à séria e, por isso, teve muita dificuldade em "recriar" o estilo livre de escrita destes adolescentes.
Além disso, os jovens que, efectivamente, querem aprender, sentem-se desmotivados pelo facilitismo das coisas para aqueles que... não lhes apetece, vá...
E que tal acabar com estes programas da treta e investir a sério na Educação Nacional?! Revendo os programas e manuais, adequando-os a cada disciplina, de forma a educar pessoas com capacidades competitivas com os outros países?! Analisando o estado da Cultura neste país em que só Floribelas, "Emanuéis" e Big Brother's deixam as pessoas coladas ao ecrã?! Há que fazer uma revolução no Ensino e, para isso, é preciso reflectir! (Ah, pois, reflectir dá trabalho não é?!)
1 comentário:
Infelizmente vejo todos os dias chapada na cara dos meus alunos a falta de raciocício! Ninguém ensina estes miúdos a pensar! É uma tristeza.
Enviar um comentário